O comissionamento de subestação de alta tensão se trata da fase que antecede o início operacional de uma subestação, após a montagem dos equipamentos. Assim, somente após testes e validação das recomendações dos fabricantes de acordo com a especificação técnica, a subestação poderá ser colocada em operação.
Dessa forma, o comissionamento de subestação de alta tensão é também uma confirmação do trabalho executado, pois nesta fase a instalação é totalmente verificada com o intuito de providenciar uma maior segurança e confiabilidade dos sistemas relacionados ao consumo de energia de um empreendimento.
Assim sendo, a função do comissionamento é fazer a verificação de um sistema de consumo energético, sempre tendo como quatro fundamentos: o Projeto, a Instalação, a Calibragem e o Funcionamento. Esses quatro fatores são essenciais para garantir que os componentes e sistemas de uma unidade industrial estão seguros, testados, instalados e reparados seguindo os requisitos operacionais. Além disso, também leva-se em conta as necessidades do proprietário.
MAIOR EFICÁCIA E SEGURANÇA DO COMISSIONAMENTO.
O comissionamento de sistemas de energia pode ser realizado em empreendimentos novos e também em unidades ou sistemas que já estejam em funcionamento, desenvolvimento, expansão ou modernização.
No entanto, é importante ressaltar que o recomendado por especialistas é que a implementação do comissionamento em subestação de alta ou média tensão seja dada durante a fase conceitual do projeto, de forma que uma implementação tardia pode resultar em benefícios menores, limitações com relação à aceitabilidade do projeto de comissionamento e limitações referentes a correções que possivelmente podem ser aplicadas com o tempo.
Assim, outra questão sobre o comissionamento em subestação de alta tensão é que, além do valor agregado e do retorno que este impõe a um projeto, o comissionamento se integra totalmente ao LEED, de forma que impulsiona o desenvolvimento, qualidade e entrega da instalação, também permitindo observar o desempenho sustentável da edificação.
Com esse entendimento, a LEROSE SERVICE, empresa de eletrotécnica de manutenção e serviços técnicos especializados em alta, média e baixa tensão, preza pela qualidade dos serviços oferecidos, disponibilizando profissionais habilitados e altamente capacitados para executar trabalhos de engenharia elétrica e eletrotécnica nos mais diversos tipos de subestações, painéis elétricos, equipamentos e componentes elétricos que compõem as plantas elétricas de subestações, fábricas, indústrias, usinas, redes de supermercados, lojas, shoppings e muito mais.
A LEROSE SERVICE atende todo território nacional, e seu corpo técnico é integrado por técnicos e engenheiros que utilizam equipamentos confiáveis e de última geração, o que permite medições e registros detalhados da situação real dos equipamentos e componentes analisados, gerando maior confiabilidade nos planos de ações e laudos emitidos.
BENEFÍCIOS DO COMISSIONAMENTO EM SUBESTAÇÃO DE ALTA TENSÃO.
O comissionamento de subestação em alta ou média tensão oferece muitos benefícios.
Por exemplo, se considerarmos um dispositivo que alinha e calibra o gerador para a tensão correta, o procedimento pode evitar que uma propriedade ou empresa fique sem luz no sistema de distribuição.
Assim, é capaz de suportar uma grande quantidade de consumo adicional (especialmente quando a modernização de máquinas é necessária) e é fácil integrar os requisitos técnicos selecionados pelo proprietário ou propostos pelo departamento de engenharia do projeto.
Um outro grande benefício é que o comissionamento em subestação de alta tensão atende às diretrizes de sustentabilidade e é amplamente incentivado pelo governo por suas diversas vantagens.