A manutenção de subestação de energia é o processo de vistorias e reparos realizados em instalações elétricas de alta potência. Por sua vez, os sistemas de subestação são robustos, compostos por maquinários de transmissão e distribuição de energia.
Para que todos esses fluxos sejam feitos com segurança e eficiência, os gestores devem implementar constantes processos de manutenção, que são responsáveis por analisar o estado dos equipamentos, reunir dados, antecipar situações de riscos e realizar os devidos restauros ou trocas quando necessário.
Nesse cenário, entenda abaixo um pouco mais sobre os benefícios da manutenção de subestação e confira algumas dicas práticas para adotar essa iniciativa na sua instalação de alta potência.
Qual é a importância da manutenção de subestação?
Sabemos que instalações elétricas devem ser tratadas com cuidado, afinal, qualquer erro ou problema pode não somente causar graves prejuízos, mas também colocar em risco a vida de pessoas.
Por essa razão, a manutenção de subestação de energia elétrica promove uma série de benefícios, como:
- Segurança das instalações elétricas;
- Proteção dos colaboradores e outros frequentadores do local;
- Redução de riscos de curtos ou, até mesmo, incêndios;
- Minimiza a possibilidade de paradas;
- Reduz custos;
- Diminui riscos de desgastes.
Como implementar a manutenção de subestação de energia?
Para implementar um processo robusto de manutenção nas instalações de subestação de energia elétrica, algumas iniciativas são importantes, como:
Realize um planejamento em três níveis
O planejamento de manutenção de subestação deve ser realizado em três níveis: preditivo, preventivo e corretivo.
Em primeiro momento, são realizadas vistorias específicas, como termografia e ensaios, com o objetivo de verificar as condições da subestação. Esse processo é chamado de manutenção preditiva e reúne dados robustos que permitirão seguir com os outros fluxos.
A partir dessas informações, os gestores programam as manutenções preventivas, em que são implementados iniciativas de rotinas para manter o bom funcionamento das instalações.
Por fim, a manutenção corretiva é realizada quando a subestação de energia apresenta algum tipo de problema.
Nesse cenário, é possível implementar manutenções programadas (quando a adversidade é identificada com antecedência, porém, os equipamentos ainda não pararam e não representam riscos graves) ou não-programadas (quando os maquinários pararam de funcionar, exigindo uma ação paliativa de emergência).
Cada um desses fluxos precisa ser muito bem planejado, de modo a garantir que todos da equipe saibam exatamente como proceder. Outro ponto importante aqui é implementar treinamentos direcionados para o time, maximizando a performance dos colaboradores e minimizando riscos.
Utilize os equipamentos de proteção apropriados
Com um planejamento robusto pronto, é o momento de obter os equipamentos de proteção apropriados. Nesse caso, é preciso estar atento às duas categorias: EPIs e EPCs.
Por sua vez, os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, compostos por luvas, botas, capacetes, mangas isolantes, protetor facial e cinturão.
Já os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, como é o caso dos cones e fitas de sinalização, grades metálicas dobráveis, banqueta isolante, extintor de incêndio e manta isolante.
É importante orientar os colaboradores devidamente sobre a correta utilização desses equipamentos, assim como o armazenamento e a higienização apropriada, garantindo total segurança do time e minimizando os riscos de acidentes.
Conte com uma empresa especializada
A LEROSE SERVICE pode ajudar o seu negócio. Temos mais de 20 anos de experiência no setor, a LEROSE SERVICE conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares e oferece soluções de energia completas.
Apresentando soluções técnicas inovadoras que aumentam a eficiência dos seus equipamentos, reduzem custos e potencializam a disponibilidade dos sistemas energéticos.
Dessa forma, ajudamos a sua empresa a minimizar paradas e quebras dos equipamentos, aumentando a produtividade da operação e segurança de toda a infraestrutura elétrica.